Os Filtros E Os Seus Efeitos.

ㅤㅤㅤㅤNos últimos anos, as redes sociais ganharam um enorme bost no que toca à sua influência na vida dos jovens. Um estudo elaborado pela Dove acerca do efeito dos filtros e da manipulação de imagem concluiu que duas em cada três raparigas, em Portugal, edita pelo menos um aspeto do seu corpo antes de publicar uma imagem. Devido a estes valores, a Dove enviou uma carta aberta a algumas das principais agências de influenciadores com um apelo à autenticidade para fornecer um melhor exemplo aos seus seguidores. A Dove tem vindo a ficar cada vez mais conhecida pela sua diversidade a nível estético no que toca a publicidades e afins, tendo como objetivo melhorar a auto-estima de muitas pessoas por terem o seu corpo representado por uma marca.

ㅤㅤㅤㅤAbaixo está a carta que inclui um testemunho da Érica Cunha, uma jovem de 16 anos que participou no Programa Pela Auto-Estima, da Dove.

cartaabertadove.png

ㅤㅤㅤㅤRedes Sociais como o Instagram, o Snapchat, o TikTok e outros têm como grande foco a partilha de imagens e a utilização de filtros criados pelos utilizadores, quer sejam estes mais cómicos ou para "melhorar a aparência" de alguém. Recentemente, diversos utilizadores do TikTok referiram um dos filtros como "manipulador e negativo" pela forma como os faz sentir com a sua própria aparência quando este é retirado. Neste filtro o rosto é esculpido, são adicionadas pestanas falsas, olhos azuis, são aumentados os lábios e a pele é alterada.


ㅤㅤㅤㅤTodos nós conhecemos o Photoshop e o que este é capaz de fazer, de pequenos ajustes de cor a totais alterações de um corpo ou rosto. Muitos jovens utilizam esta ferramenta para enaltecer curvas, criar um formato diferente de corpo, retirar marcas corporais ou faciais, etc. Existem múltiplos tutoriais no YouTube sobre como fazer esse tipo de alterações, levando o ser humano a acreditar que aquele é o padrão de beleza que devem seguir.

maxresdefault.jpg

Mas qual é o sentido?
O objetivo de uma fotografia é fazer com que o indivíduo fotografado se sinta no seu melhor, sem deixar de ser ele mesmo para que este se possa reconhecer na imagem ao invés de a encarar como uma versão totalmente distinta de si.

Costumo dizer aos meus clientes que, as fotografias que faço deles mostram-os no melhor dia da vida deles mas nunca uma pessoa diferente do que eles realmente são.